Trabalhos Científicos
Data limite para recebimento de resumos:
02/07/2024 Divulgação do resultado da avaliação: 01/08/2024 |
- I - Instruções para submissão de trabalhos
- II - Instruções para preparação de trabalhos
- III - Informações importantes
- IV – Temas
- V - Instruções para autores de trabalhos aprovados
- VI - Premiações
- VII - Publicação
- VIII - Certificados
I - Instruções para submissão de trabalhos
É necessário que o autor responsável pela submissão do trabalho esteja inscrito no evento, com seu pagamento confirmado. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o trabalho já inscrito. Os trabalhos poderão ser resumos ou relatos de casos e poderão ser apresentados nas categorias apresentação oral, vídeo ou pôster eletrônico, conforme descrito abaixo.
O envio do trabalho é exclusivamente via site do congresso.
Para submeter um trabalho, proceda da seguinte maneira:
1) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.
2) Clique no menu [Meus Trabalhos].
3) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de trabalhos. Preencha todos os campos do formulário online.
4) Antes de submeter o trabalho, revise com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de submissão.
ATENÇÃO: O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores.
5) Assinale a forma de apresentação preferencial:
- Temas Livres (apresentação oral)
- Vídeos Livres
- Pôster eletrônico
A Comissão Científica irá decidir sobre a aceitação e sobre as categorias de apresentação de cada trabalho (se apresentação oral, pôster eletrônico ou vídeo). Além disso, dentre os trabalhos selecionados para apresentação oral, os 06 (seis) considerados mais relevantes durante as apresentações, serão escolhidos para reapresentação na plenária e os demais serão apresentados somente nas salas paralelas.
6) Ao finalizar a submissão dos trabalhos, clique o botão "Desconectar".
7) Após a submissão, será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu) confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão).
8) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o trabalho pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.
9) Para acessar novamente a área restrita, clique no menu MEU LOGIN e informe o seu LOGIN e SENHA. Para recuperar a sua senha, utilize a opção "Lembrar Senha", localizado abaixo do formulário de login.
II - Instruções para preparação de trabalhos
• O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, com limite de 250 caracteres.
• O corpo do texto não deve exceder 2.500 caracteres com espaços (não inclui título e autoria/filiação).
• Os resumos deverão ser estruturados em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.
• Os relatos de caso deverão ser estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.
• A instituição ou instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto e nem devem ser traduzidas.
• O conteúdo do trabalho deve estar relacionado ao tópico escolhido.
• Não inclua no trabalho imagens (materiais fotográficos, exames de imagem, etc.), gráficos ou tabelas. Estes devem ser inseridos somente no material que será apresentado no congresso.
• Deverão ser informadas até 3 palavras-chave.
• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.
• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, se é um estudo em andamento, por exemplo, os autores devem apresentar resultados preliminares. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos.
• Serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.
• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.
III - Informações importantes
• O trabalho pode ser enviado em português, inglês ou espanhol. É fundamental que a escrita esteja gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa.
• O prazo para submissão dos trabalhos é: 02/07/2024.
• Não há limite de trabalhos submetidos por inscrito.
• Cada trabalho poderá conter, no máximo, 08 (oito) autores. Insira os autores na ordem desejada. Há um campo específico para o autor principal e um espaço para o preenchimento dos demais coautores.
IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também deve estar incluído(a) na lista de autores!
• A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição. A modificação deve ser avisada à Comissão Científica através do HelpDesk.
• O resultado será divulgado na área restrita do autor, no menu [Meus Trabalhos] no dia 01/08/2024.
• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os trabalhos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder nenhuma alteração após a data limite para envio de trabalhos, incluindo grafia do título, resumo ou autoria. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o trabalho.
• Para receber o certificado, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento.
• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão emitidos de forma online seguindo a ordem cadastrada de autores.
• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.
• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, à Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha.
• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar trabalhos, sem informar os motivos da recusa.
• A Comissão Organizadora e a Comissão de Científica do congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.
• O envio do trabalho representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentá-lo, se aceito, durante o evento.
IV – Temas
» Câncer do Cólon/Reto/Ânus» Coloproctologia experimental
» Doença Diverticular
» Doença Inflamatória Intestinal
» Doenças Anorretais
» DST e Doenças infecto parasitárias
» Enteroscopia, Colonoscopia e Pólipos
» Fisiologia Anorretocólica
» Temas gerais dentro da especialidade
V - Instruções para autores de trabalhos aprovados
TEMAS LIVRES E VÍDEOS LIVRES
Normas para apresentação para Apresentação Oral e Vídeos
- A apresentação oral deverá ser feita em 7 minutos, havendo mais 3 minutos para discussão.
- O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 2 horas ao Mídia Desk/ Sala VIP para salvar o arquivo no sistema usando um pen-drive.
- O autor apresentador deverá elaborar a apresentação, que deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos.
- O uso do slide padrão do evento para elaborar a apresentação é opcional. [CLIQUE AQUI] para fazer o download do template oficial.
- Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado.
- As apresentações serão avaliadas por membros designados pela Comissão Científica, com expertise na área temática.
- Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor responsável pelo envio através do menu [Meus Trabalhos] e previamente estipulado no programa científico do congresso.
- A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos.
- A data e horário da apresentação é determinado pela Comissão de Trabalhos Científicos e não é possível solicitar a alteração da data de participação.
PÔSTER ELETRÔNICO
- O envio do pôster eletrônico deverá ser feito pelo seguinte link de submissão: https://e-poster.com.br/coloprocto2024/
- Prazo de envio: até 26/08/2024 - O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.
- As instruções para a confecção e envio do pôster eletrônico estão todas sinalizadas no link acima.
- A apresentação deverá ser feita em 5 minutos, havendo mais 2 minutos para discussão.
- A emissão do certificado é condicionada ao envio do pôster e a participação no evento do autor responsável.
- Em virtude do formato de apresentação, todos os trabalhos que foram aprovados e que os autores enviaram o PDF pelo site conforme as normas, ficarão em exposição nos totens eletrônicos durante todo o período do evento. Não é necessário imprimir o banner.
- Durante o congresso, os participantes poderão acessar todos os pôsteres aprovados em qualquer um dos totens disponíveis. Os trabalhos podem ser encontrados por ID, título e assunto. Cada trabalho tem um link para acessar o arquivo do pôster eletrônico.
- ATENÇÃO: O código (ID) do trabalho fica no menu [MEUS TRABALHOS] do autor responsável pela submissão.
- O autor ou coautor, que submeteu previamente o trabalho através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
- Após o congresso, o certificado do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento e exposição do trabalho).
VI - Premiações
Temas Livres
1° colocado: R$ 6.000,00 (seis mil reais)
2° colocado: R$ 4.000,00 (quatro mil reais)
3° colocado: R$ 3.000,00 (três mil reais)
Vídeos Livres
1° colocado: R$ 5.000,00 (cinco mil reais)
2° colocado: R$ 3.000,00 (três mil reais)
3° colocado: R$ 2.000,00 (dois mil reais)
Pôster Eletrônico
1° colocado: R$ 4.000,00 (quatro mil reais)
2° colocado: R$ 2.000,00 (dois mil reais)
3° colocado: R$ 1.000,00 (mil reais)
VII - Publicação
Os anais do congresso serão publicados no periódico Journal of Coloproctology, em formato eletrônico, e serão disponibilizados no site do congresso.
VIII - Certificados
Após o congresso, os certificados eletrônicos referentes aos trabalhos serão disponibilizados no site do evento. Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.
Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.
- Será emitido um certificado de trabalho aprovado contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores, seguindo a ordem cadastrada no momento da submissão. Este certificado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho, é válido para todos os autores e poderá ser compartilhado pelo autor responsável pelo trabalho.
- Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado de trabalho aprovado posteriormente.
- Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores que compareceu ao evento pode solicitar a transferência do certificado através do HelpDesk do site do congresso.
- Será emitido um certificado de apresentação do trabalho, contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador. Caso o apresentador do trabalho seja diferente do informado no ato da submissão, a alteração deverá ser solicitada através do HelpDesk do site do congresso.
PRÊMIO PITANGA SANTOS
Regulamento
O Prêmio Pitanga Santos consta de um diploma de reconhecimento ao mérito e originalidade do trabalho e de uma importância em moeda corrente do país, outorgado anualmente pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia ao melhor trabalho da especialidade que preencha os seguintes requisitos:
Ser trabalho escrito em língua inglesa, original e inédito, versando sobre temas da especialidade.
Ter autor ou autores brasileiros ou estrangeiros radicados no país.
Enviar cópia eletrônica em PDF para secretaria da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (sbcp@sbcp.org.br) com o assunto: “Pitanga Santos 2024” sem qualquer identificação do Serviço ou dos autores no manuscrito até 02 de julho de 2024. O documento deve ser formatado nos moldes do Journal of Coloproctology, que pode ser acessado no site da Sociedade Brasileira de Coloproctologia em https://sbcp.org.br.
Identificação do serviço e autores deve ser em folha de rosto em PDF, em documento individual, como carta de inscrição, o qual não será enviado para comissão avaliadora. Ambos os documentos serão numerados de acordo com a ordem de inscrição.
A folha de rosto deve conter o texto “Solicito inscrição do trabalho (Título), de autoria de (nome/s do/s autore/s), para concorrer ao Prêmio Pitanga Santos 2024”.
Os trabalhos deverão ser encaminhados ao Presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (Sede do Congresso) até 02 de julho de 2024.
De acordo com a decisão da Assembleia reunida em 1969, em Belo Horizonte, os membros da Diretoria da Sociedade Brasileira de Coloproctologia radicados na cidade–sede do Congresso e membros da Comissão Organizadora do Congresso não poderão, até ulterior deliberação, concorrer ao Prêmio.
O julgamento dos trabalhos será de alçada da comissão julgadora, composta de 3 (três) membros titulares ou honorários da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, nomeados pela Diretoria.
O resultado do julgamento será mantido em sigilo. Só será anunciado no momento da entrega do mesmo, durante a solenidade de encerramento do conclave.
Comissão Avaliadora do Prêmio Pitanga Santos
Dr. Antonio Lacerda Filho
Dr. Eduardo de Paula Vieira
Dr. Sidney Roberto Nadal
Local do Evento
R. 4, 1400 - St. Central, Goiânia - GO, 74025-020
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